quarta-feira, 18 de março de 2009

De olho nele


A fonte não seca no futebol brasileiro minha gente. Desde a Copa São Paulo de juniores que o atacante Neymar, de 17 anos, vem sendo apontado como o novo Robinho do Santos. E com razão. O jogador vem sendo lançado pelo técnico Mancini no time principal aos poucos e vem mostrando seu valor, mas agora terá seu primeiro desafio. Neymar começará como titular no jogo contra o Rio Branco, do Acre, pela Copa do Brasil. O Atacante é muito habilidoso, tem excelente movimentação e, acima de tudo, tem o futebol moleque e criativo que caracterizaram grandes craques do futebol brasileiro. Porém, a torcida do Santos tem que estar preparada e ter paciência com o menino. Afinal, colocar um jogador de 17 anos, por mais qualidade que ele tenha, no time principal é a certeza de estar queimando etapas no desenvolvimento do jogador. Pra vocês terem uma idéia, o ideal é que um atleta só suba para o time profissional com 19 anos. Isso provavelmente acarretará mais a frente em um período de adaptação que inclusive aconteceu no surgimento de Robinho e Diego. Nada anormal. Mas podem apostar, o garoto tem um grande futuro pela frente.

Que "novidade"


Alguns membros da atual diretoria e ex-cartolas do Vasco decidiram divulgar algumas notas fiscais do período em que o ex-presidente Eurico Miranda comandava o clube com mão de ferro. Dentre eles, o ex-vice de marketing José Henrique Coelho fez várias denúncias contra o ex-mandatário vascaíno como o pagamento de contas pessoais com verba do clube de São Januário e até mesmo o consórcio de um Audi A3. Eurico é acusado de usar dinheiro do Vasco também para elaboração do livro sobre a sua vida, intitulado “A Lenda e a Fúria”. Em três documentos divulgados pelo ex-vice de marketing, o clube desembolsou R$ 35 mil na obra que ainda não foi publicada. Além disso, José Henrique Coelho afirma que o ex-presidente pagou passagens aéreas, honorários advocatícios e deu ajuda de custo com o dinheiro cruzmaltino. Alguém duvidava que uma hora ou outra alguma acusação dessas viria à tona? Acho que nem eu, nem toda a torcida do Vasco fomos pegos de surpresa nessa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Chega de paliativo!


O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, quer agora que todos os torcedores sejam identificados por carteirinhas. Muita coisa já foi dita pelos jornais e por advogados que alegam que a carteirinha fere a privacidade, além de colocar em dúvida a inocência de todos por causa de uma minoria. Mas eu vou ser mais prático. Se já é um verdadeiro inferno comprar ingresso e entrar no estádio sem a carteirinha, com ela a confusão será muito maior. Já imaginaram o tamanho da fila que vai se formar com mais a demora de ter que usar a carteirinha na entrada? Eu sou totalmente a favor do endurecimento de algumas leis e criação de outras específicas contra crimes em jogos de futebol, mas um dos principais problemas passa pelo despreparo da polícia. Todos já estão cansados de saber da conivência de policiais com cambistas e pequenos assaltos, da truculência contra torcedores, do desleixo com a segurança nas ruas em volta do Maracanã e por aí vai...
Chega de paliativos, o governo tem que encarar o problema de frente e com seriedade. Na Inglaterra isso foi feito e a melhora na segurança é inegável.

Peraí, o ministro disse que a primeira carteirinha seria de graça, mas, caso o torcedor a perca, a segunda terá de ser paga. E se não me engano Orlando Silva foi presidente da UNE(União Nacional dos Estudantes) né? Ah, agora está tudo explicado!