segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os cariocas no Brasileirão

A situação do Fluminense é muito preocupante. Perder em casa por 3 a 1 e para um adversário direto na luta contra o rebaixamento é de fazer qualquer tricolor arrancar os cabelos. Ainda mais da forma que aconteceu, jogando um futebol apático, sem atitude e com falhas bisonhas na defesa. É necessário urgentemente acertar o posicionamento da defesa e colocar na cabeça dos jogadores que além de ajuda mútua é preciso jogar no limite para tirar o Fluminense desta situação vexatória. Agora, neste segundo turno, o Flu vai ter que fazer o que não fez durante todo o primeiro, uma campanha de time que luta pela libertadores, com aproveitamento de 54%. Isso porque os matemáticos calculam em 47 pontos para que um clube se livre com total segurança da degola. Resumindo, terá que fazer a mesma campanha que fez o Atlético Mineiro na primeira fase do Brasileirão. Difícil, mas não impossível.

*****

Um time que perde tantos gols quanto perdeu o Flamengo contra o Grêmio não merece vencer um jogo. Emerson e Adriano se fartaram de perder chances, mas também é preciso destacar a grande atuação do goleiro Victor. O melhor em campo. O técnico Andrade até tem razão em falar que o resultado foi mentiroso, mas time que quer ser campeão ou pelo menos conseguir uma vaga na Libertadores não pode empatar com Náutico em casa e perder de goleada para o Tricolor Gaúcho da forma que foi. Tudo bem, alguns jogadores estão contundidos e outros suspensos, mas isso é normal em um campeonato longo. É por isso que um bom elenco é tão importante. Se for confirmada, a contratação do zagueiro Lima, do Real Betis, da Espanha, será um bom reforço para a defesa que vem tomando muitos gols, mas é preciso também reforçar o meio.

*****

O Botafogo fez um bom jogo no empate contra o líder Palmeiras e deu esperanças para a torcida no segundo turno. Mas ainda acho cedo para avaliarmos o trabalho do treinador Estevam Soares, até porque o time ainda carece de um elenco melhor. O time principal até é bom, mas os reservas são de chorar.

*****

O Vasco parece ter encontrado o rumo na segunda divisão e segue firme para a volta ao lugar que merece a sua tradição, a elite do futebol brasileiro. Talvez não faça uma campanha como a do Corinthians e vença o campeonato com tanta facilidade, mas quem se importa com isso? O Crucial é se classificar entre os quatro primeiros, o resto é lucro.

Tudo velho de novo

Estou enganado ou os clubes de futebol deram um passo atrás com a demissão em massa de técnicos neste Brasileirão? Somente Goiás, Atlético Mineiro, Internacional, Avaí, Corinthians e Cruzeiro ainda não colocaram para escanteio seus treinadores. É uma pena, pois cheguei a pensar que desde 2007 o futebol brasileiro caminhava para um leve amadurecimento administrativo, com a manutenção dos comandantes de seus times e a implementação do sócio-torcedor em vários clubes. Náutico e Sport trocaram de técnico várias vezes e continuam definhando na zona de rebaixamento, o Fluminense colocou Renato Gaúcho no lugar de Parreira e segue amargando a vice-lanterna, já os dirigentes do envelhecido time do Santo André mandaram embora Sergio Guedes e o clube despencou para a zona da degola. Sabe como é né, é mais fácil demitir um funcionário do que vários jogadores. É mais fácil jogar toda a culpa em alguém do que assumir os erros administrativos. Isso vai continuar acontecendo enquanto os dirigentes não forem responsabilizados por seus atos.