quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os técnicos e a milionária dança das cadeiras

Torcedores e jornalistas já estão acostumados com a dança das cadeiras entre os técnicos do futebol brasileiro, mas desta vez um fato raro chama a atenção. Vocês lembram qual foi a ultima vez que tantos treinadores de renome nacional e até internacional estiveram desempregados? Ou melhor, vocês lembram-se de tantos demitidos de seus ex-clubes? Pois é, nada menos que Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira estão dando sopa no mercado. Destes três, o comandante de pior trabalho de longe foi Parreira, que desde que assumiu o Fluminense no Campeonato Carioca não conseguiu dar padrão tático a equipe. É justo falar que o Tricolor Carioca tem um time desequilibrado nas suas posições, alem de conviver com um racha entre parte do elenco que recebe em dia do patrocinador e parte que recebe atrasado do clube. Em um elenco com EdCarlos, a alegria dos atacantes adversários, e Mariano, que não joga nem na minha pelada, não há técnico que dê jeito. Mas a sensação é que Parreira não tem mais paciência para dirigir equipes à beira do campo, ainda mais no Brasil com a total falta de respaldo das diretorias, planejamentos ruins e desorganização dos departamentos de futebol. A solução mais provável para o tetracampeão mundial pela seleção, em 94, tende ser a de assumir um cargo de coordenador. Já com Muricy e Luxemburgo o fato que me chama a atenção é outro. Ninguém questiona a competência dos dois, mas é impressionante e irreal o salário que os dois treinadores recebem ou negociam com os clubes. Luxa recebia do Palmeiras algo em torno de 500 mil reais e Muricy negocia com o Santos a "bagatela" de 430 mil. O detalhe é que a explicação de Marcelo Teixeira, presidente do Peixe, para não ter renovado com Luxemburgo, na sua ultima passagem pelo clube em 2007, foi que precisava enxugar os salários. Não é possível, será que de lá pra cá o Santos passou a nadar em dinheiro? Ou será que o Tio Patinhas virou patrocinador do clube? Não podemos esquecer ainda das altas multas rescisórias, que obrigam os clubes a se endividar ainda mais no caso de demissão, fato que mais dia ou menos dia irá acontecer como estamos vendo hoje em dia. Há muito tempo que o mercado da bola está inflacionado, mas os dirigentes seguem pulando como pipoca em suas cadeiras quando técnico$ gabaritado$ estão sem clube, prometendo mundo$ e fundo$ sem a menor responsabilidade financeira. Mas tudo bem. Afinal, o dinheiro não é deles mesmo.

*****

O Palmeiras desde que demitiu Luxemburgo e vem sendo treinado por Jorginho, que era técnico do time B, acumulou três bons resultados. Mas peraí minha gente, foram jogos contra o Santos(1 a 1), que vai mal das pernas, além de Avaí(3 a 0) e Náutico(4 a1), que estão na rabeira do Brasileirão. Não acho que Jorginho esteja pronto para dirigir um clube do tamanho Palmeiras ainda. Falta experiência para o novo técnico. Hoje, contra o Flamengo, no Maracanã, será um verdadeiro teste.

*****

Nada contra o show de 50 anos do rei Roberto Carlos, mas é inadmissível que se continue estragando o gramado do Maracanã com eventos musicais. O Maraca tem como prioridade o futebol. Show só com a responsabilidade dos organizadores em preservar o gramado. E ponto final!

As melhores categorias de base do Brasil

A revista Trivela, em sua edição de julho, elaborou um interessante ranking em que classifica os clubes com as melhores categorias de base do futebol brasileiro. Para elaborar essa lista, a publicação avaliou quatro critérios: a utilização dos jogadores revelados no time principal, dinheiro arrecadado com a venda de pratas-da-casa, desempenho em competições de base e infraestrutura. Todo o levantamento se refere a 2008 e 2009, e considera os 20 clubes da Série A e os três da Série B que já foram campeões nacionais (Vasco, Bahia e Guarani). Nela se destacam os gaúchos, com Inter e Grêmio, como as melhores categorias de base. Só acho que no critério faltou levar em consideração os jogadores formados pelos clubes que foram convocados para a Seleção Brasileira.

Confira abaixo o ranking completo:

Clube Pontos
1) Internacional 32,2
2) Grêmio 28,5
3) Cruzeiro 26
4) Atlético-MG 23
5) São Paulo 21,8
6) Fluminense 21,05
7) Flamengo 19,55
8) Atlético-PR 19,45
9) Vitória 17,75
10) Santos 16,85
11) Coritiba 15,45
12) Náutico 14,8
13) Vasco 14,75
14) Sport 14,1
15) Corinthians 13,45
16) Bahia 12,5
17) Santo André 11,45
18) Avaí 10,55
19) Goiás 10,45
20) Palmeiras 10,2
21) Barueri 8,5
22) Botafogo 7,35
23) Guarani 5,6

segunda-feira, 13 de julho de 2009

É ver para crer

O Milan iniciou sua pré-temporada com Leonardo estreando na função de técnico e sem contratações de peso. O Rubro-negro de Milão tentará ainda uma grande investida para ter Luis Fabiano nesta temporada, mas a surpresa pode surgir de dentro do próprio elenco. No primeiro amistoso preparatório para o próximo semestre contra o Varese, o time de Silvio Berlusconi venceu por 2 a 0, gols de Inzaghi, e Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor em campo pela mídia esportiva italiana. Com lances de efeito e dribles desconcertantes Ronaldinho teve participação direta no segundo gol, onde mostrou o futebol que todos esperam dele.

Veja os melhores momentos do amistoso clicando AQUI.

Leonardo tem uma tarefa árdua que é colocar Ronaldinho de volta nos trilhos do bom futebol, mas ao mesmo tempo, por ser brasileiro e já conhecer o jogador, o novo técnico pode ter sucesso aonde o antigo treinador, Carlo Ancelotti, fracassou. De acordo com o jornal Italiano "La Gazzetta dello Sport" Ronaldinho selou um pacto de profissionalismo e prometeu a Leonardo, a Berlusconi e aos jogadores que faria de tudo para liderar a equipe em busca da vitória na temporada. A defesa do Milan também foi muito elogiada com a entrada de Thiago Silva, que deverá ser o titular da defesa ao lado de Nesta. Agora é esperar para ver, mas os lances de Ronaldinho são animadores.