quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Só a hipnose salva

Quando você acha que já viu de tudo no futebol aparecem coisas inacreditáveis e até bizarras. Os dirigentes do Marília, time que é o penúltimo colocado do Paulistão e marcou apenas dois pontos em cinco jogos, afirmam que o problema da equipe não é técnico ou tático. O problema é definitivamente psicológico. Foi então que resolveram submeter os jogadores a uma sessão de hipnose. Contrataram o hipnólogo Olimar Tesser, que já foi jogador de futebol, para comandar a atividade. Na começo da sessão todos ficaram desconfiados, mas no final, até imitar uma orquestra eles fizeram como podemos ver na foto abaixo. Tem maluco pra tudo nessa vida.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Demissão para inglês ver


Felipão foi demitido do Chelsea na ultima segunda-feira e para o seu lugar já foi contratado o atual treinador da Rússia, o excelente Guus Hiddink. Realmente o time de Londres não vinha tendo bons resultados, mas vale a pena levantar aqui alguns pontos importantes que inocentam o brasileiro. O Chelsea deste ano não lembra em nada o do ano passado pela queda de produção de seus principais jogadores. Drogba, que era referência no ataque do time, sofreu uma contusão e não reeditou em nenhum jogo as grandes atuações de antes. O Marfinense era especialista em fazer gols decisivos, mas em 2009 só fez um gol. Ballack, antes grande articulador do meio-de-campo da seleção alemã, não vem jogando rigorosamente nada. Os astros ingleses do time, o meia Lampard e o zagueiro Terry, caíram muito de produção. Definitivamente os dois não vivem boa fase. Não podemos esquecer da infeliz contusão do meia-atacante Joe Cole, que ficará fora de combate por um bom tempo. Além, é claro, da crise econômica mundial que enterrou de vez qualquer chance de contratação de um bom reforço na janela de transferência do início do ano. Contratações que o milionário russo e dono do clube Abramovich havia prometido ao Brasileiro em sua contratação. Luiz Felipe Scolari tem sua parcela de culpa, claro, mas atribuir a ele toda a responsabilidade pelos resultados, e esquecer das dificuldades apresentadas acima, é tapar o sol com a peneira. Até porque não estamos falando de um profissional que treinou o Arranca Toco Futebol Clube e sim de um campeão mundial da Copa de 2002, um treinador reconhecidamente competente por onde passou. Mas tudo bem, Felipão vai ganhar uma multa rescisória de R$ 25 milhões. Que beleza de demissão!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Incompetência pouca é bobagem


Não sei se alguém reparou, mas na equipe titular de Dunga, que venceu a Itália, jogaram nada mais nada menos do que quatro jogadores formados na Gávea. O goleiro Julio César, o zagueiro Juan, o volante Felipe Melo e o atacante Adriano. Diante desse quadro, chegamos à conclusão que o Flamengo continua formando jogadores de seleção e continua os vendendo a preço de banana. Como se o clube não tivesse uma dívida estratosférica. A sensação é que as pessoas que venderam estes jogadores não conseguiriam administrar nem uma barraquinha de bala em Copacabana. Só resta ao torcedor rubro-negro chorar.

Um primeiro tempo bem brasileiro

O Brasil só precisou jogar bem o primeiro tempo para derrotar a atual campeã mundial, Itália, por 2 a 0, no Emirates Stadium, na Inglaterra. E isso aconteceu justamente pela Azurra fugir de suas características táticas. A Seleção Italiana, pasmem, jogou no ataque na primeira etapa, o que proporcionou ao Brasil ter espaço para atacar. Erro imperdoável. Por mais que a seleção do técnico Marcello Lippi seja boa, é suicídio tentar jogar de igual para igual com a Seleção Canarinho, ainda mais colocando de lado toda a tradição defensiva e eficiente do futebol italiano. Digo eficiente porque não dá para negar tal coisa a uma seleção tetracampeã mundial. Robinho, o melhor em campo, deu um belo passe para Elano marcar o primeiro gol e fez um golaço no segundo. Um gol no melhor estilo brasileiro, com malandragem para roubar a bola de Pirlo, um drible desconcertante em Zambrota e um chute certeiro no canto. Unindo técnica e objetividade. O lateral italiano deve estar procurando Robinho até agora. Elano participou bem da partida, mas quem me impressionou mesmo pela tranqüilidade foi Felipe Melo. O volante estreou muito bem, com boa marcação e ótima saída de bola. Quando convocado, a mídia desceu o pau no jogador, mas a verdade é que a maioria não viu um jogo sequer de Felipe Melo pela Fiorentina. Todos os criticaram pelas suas passagens por Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e diversos clubes médios da Espanha. Futebol é momento e o momento de Melo é bom na Itália. É bem verdade que, com as substituições de Lippi, a Azurra melhorou na segunda etapa e perdeu algumas chances. Isso aconteceu principalmente pela acomodação da Seleção Brasileira que jogou com o resultado na mão, tentando fazer o tempo passar com uma dose de firula desnecessária. Porém, quer gostem ou não, o técnico Dunga ganhou mais uma sobrevida na seleção.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Se verde está assim imagina quando madurar


Os campeonatos estaduais estão ainda no seu início, a Libertadores vai realmente começar agora, mas até este momento o Palmeiras é o time que vem jogando o melhor futebol do Brasil. Vejam bem, eu disse até agora. Isso não quer dizer que o Verdão será o melhor time do ano, até porque muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte. A “janela” do meio do ano está aí e assusta a todos mesmo com a crise econômica mundial. Nos 4 a 1 sobre o Santos, o Palmeiras deu uma aula de como pressionar um adversário, de como sair em velocidade para o ataque, de como jogar futebol. Até os trinta minutos de jogo o Peixe não conseguiu sequer passar do meio-de-campo. O que enche os olhos neste time do Palestra Itália é a movimentação e a jovialidade. Um time que por ser jovem ainda tem um longo caminho pela frente, mas demonstra um grande potencial. O Palmeiras tem o melhor ataque do Campeonato Paulista, 100% de aproveitamento e Keirrison já tem sete gols em sete jogos na temporada. Realmente o atacante vem mostrando que pode chegar a Seleção Brasileira. E o time de Vanderlei Luxemburgo ainda conta com as boas atuações de Cleiton Xavier, Willians, Edmilson e até de Lenny. É isso aí minha gente, aquele mesmo jogador que surgiu no Fluminense e não fez um gol sequer no ano passado. Estava esquecido no banco. Já neste começo de ano Lenny fez cinco gols. Que fase a do Palmeiras!!! Só não me venha o Luxemburgo dar uma de profeta do acontecido e dizer que já esperava esse futebol do time. Até porque Keirrison e Edmilson, que chegaram após as duas derrotas em jogos-treino da pré-temporada, deram uma nova cara para o Verdão.