sexta-feira, 27 de março de 2009

A pergunta que não quer calar


Se o Nilmar jogasse em São Paulo o lobby em torno de sua convocação para a Seleção seria tão grande quanto o do Keirrison?

Eu tenho certeza que sim e vc??

Frases de efeito

Nem tudo no futebol é sério, por isso rersolvi colocar aqui algumas pérolas de jogadores e dirigentes. Rir faz bem pra saúde pessoal:

"Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da VARIG." (Mengálvio, ex-meia do Santos, em telegrama à família quando em excursão à Europa)

"Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana." (Nunes, ex-atacante do Flamengo, em uma entrevista antes do jogo de despedida do Zico)

"Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado." (Jardel, ex-atacante do Grêmio)

"As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe." (Dunga, em entrevista ao programa Terceiro Tempo)

"Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja." (Jardel, ex-atacante do Grêmio)

"O novo apelido do Aloísio é CB, Sangue Bom." (Souza, meio-campo do São Paulo, em uma entrevista ao Jogo Duro)

"A partir de agora o meu coração só tem uma cor: vermelho e preto." (Jogador Fabão, assim que chegou no Flamengo)

"Eu peguei a bola no meio de campo e fui fondo, fui fondo, fui fondo e chutei pro gol." (Jardel, ex- jogador do Vasco e Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)

"A bola ia indo, indo, indo... e iu!" (Nunes, jogador do Flamengo da década de 80)

"Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu." (Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 72)

"Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola." (Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)

"No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente de 15 em 15 dias." (Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)

"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe." (Jardel, ex-atacante do Vasco, Grêmio e da Seleção)

"O meu clube estava a beira do precipício, mas tomou a decisão correta, deu um passo a frente." (João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)

"Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar." (Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)

"Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático." (Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians)

"O difícil, como vocês sabem, não é fácil." (Vicente Matheus)

"Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão." (Vicente Matheus)

"O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável." (Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)

E a última, é literalmete "clássica" do muito acima citado Jardel... Antes de um Grenal, em 1995, fora perguntado qual seria o resultado do jogo. E ele, sem titubear, respondeu: "... amigo, jogo assim não tem favorito não! Clássico é clássico e vice-versa!..."

quinta-feira, 26 de março de 2009

A marcação vai chegar


Ronaldo fez dois gols no empate de 2 a 2 entre Corinthians e Ponte Preta, sendo que o segundo foi com um drible curto, um golaço bem ao estilo futsal. Mas o que me chama a atenção é como todos os zagueiros tem medo de tocar no Fenômeno, de chegar duro. Vejam bem, eu não estou fazendo aqui nenhuma apologia a favor da violência no futebol, nada disso. Só que futebol é um esporte de contato físico, que jogar com virilidade e fazer uma marcação forte fazem parte do jogo. E as faltas normais de jogo, que acontecem sem maldade, são comuns em qualquer lugar do mundo, inclusive nos principais campeonatos europeus. Sinto que todos os jogadores adversários tem receio de marcar o Ronaldo com força, afinal ninguém quer ser rotulado como o jogador que terminou a carreira do Fenômeno. Mas com o passar do tempo esse medo tende a terminar e aí vamos ver como o Ronaldo reagirá a marcação. Até por que ninguém vai querer perder campeonato e na reta final tudo fica mais competitivo. Pra vocês verem o volante Deda da Ponte Preta saiu irritado no final do jogo e disse:

- O Ronaldo me chutou sem bola. Se fosse o contrário, eu seria expulso e levaria um gancho gigantesco - disse o jogador, na saída de campo, à Rádio Jovem Pan.

Deda afirmou também que o atacante do Corinthians está sendo protegido pela arbitragem:

- Estão blindando o Ronaldo. O time que enfrentar o Corinthians já sabe que não poderá encostar no Ronaldo que os juízes vão marcar falta - reclamou.

Se Deda tem a razão eu não sei, mas quero lembrar a todos que no Milan Ronaldo também fez 4 gols em 5 jogos logo que foi contratado e depois teve uma sequencia de contusões que atrapalharam seu rendimento. A vantagem de agora é que o técnico Mano Menezes tem feito uma preparação diferenciada para o craque, porém prefiro esperar pelas decisões dos campeonatos e ver como Ronaldo reage a uma marcação mais rígida.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Transação misteriosa

Eu não gosto da revista Veja, principalmente quando a publicação tem como tema a política de nosso país, mas, como o assunto é futebol, me dou o direito de reproduzir uma matéria da coluna “Panorama Radar” de Lauro Jardim. A revista mostra mais uma transação esquisita do Flamengo, como se o time estivesse nadando em dinheiro. Do jeito que está, a torcida Rubro-negra vai ter que viver a base de Lexotan. Segue abaixo o texto:

Foi descoberto um depósito nebuloso que interessa à torcida do Flamengo e, mais do que isso, à Receita Federal. Quem é o titular da conta bancária de número 680442040811 da agência do Barclays Bank, em Genebra? O Flamengo depositou ali 647.000 reais, em dezembro de 2007, a título de comissão pela negociação do meia Kléberson. O problema é que o único documento de comprovação não identifica os beneficiários. Fala apenas em uma empresa, a Deporte Marketing Ltd, que não existe oficialmente no endereço citado, em Londres. A Deporte também não é credenciada junto a FIFA para intermediar jogadores.

E agora??

MP investiga CBF mais uma vez


Se em um amistoso contra Portugal, em que o Brasil passeou, já está dando nisso, imagina como vai ser na Copa do Mundo de 2014? Mas tudo bem, a CBF só está sendo coerente com a corrupção em todas as esferas do nosso país. O texto abaixo foi retirado do blog do jornalista Juca Kfouri e reproduzo abaixo. Engulam mais essa:

O repórter Gabriel Castro, da CBN-Brasília, revelou ontem que o contrato que resultou no jogo amistoso, em novembro passado, no Distrito Federal, entre Brasil e Portugal, e que terminou com a goleada brasileira por 6 a 2, está sob investigação do Ministério Público.

Um contrato de R$ 9 milhões.

Tudo porque o contrato, assinado pelo governador José Roberto Arruda e por uma tal Vanessa Almeida Preste, além do secretário de Esportes do governo do DF, foi feito com uma empresa aparentemente fantasma, a Ailanto Marketing Ltda, de Vanessa Preste e de Alexandre Rosell.

A Ailanto foi registrada pelo advogado Eduardo Duarte, apontado como laranja do banqueiro Daniel Dantas pela Operação Satiagraha, e não tem nem sequer telefone. O governador José Roberto Arruda preferiu não se manifestar e a CBF disse desconhecer qualquer intermediação para jogos da Seleção Brasileira, cujos direitos são da empresa ISE, com sede nas Ilhas Cayman.

É interessante lembrar que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira já se viu em maus lençóis por causa de operações semelhantes que redundaram em duas CPIs.

E que um dos membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, o advogado Francisco Mussnich, não só advogou para o banco Opportunity de Daniel Dantas como é namorado da irmã do banqueiro.

Alexandre Rosell, citado na reportagem como dono da Ailanto e ligado a ISE, é mais conhecido como Sandro Rosell, ex-presidente da Nike no Brasil quando a empresa passou a patrocinar a Seleção Brasileira, ex-vice-presidente do Barcelona e íntimo amigo de Ricardo Teixeira.

Que tristeza!!!

terça-feira, 24 de março de 2009

O treino da humilhação


O técnico do Figueirense, Roberto Fernandes, já tinha aparecido na mídia por ter dado uma declaração polêmica em que defende a falta inteligente, a falta para parar o contra-ataque do adversário. O comentário foi rechaçado por vários dos principais técnicos do país. Agora, Roberto Fernandes inventou um método vexatório de treinamento, em que o atleta que for pior no coletivo tem de usar uma camisola rosa no treino do dia seguinte. O detalhe é que quem escolhe o pior jogador é o próprio técnico. Este método humilhante, ultrapassado e ineficiente foi extremamente criticado por Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras, e Murici Ramalho, do São Paulo, dois dos maiores técnicos do futebol brasileiro. Os jogadores que já foram submetidos a camisola deveriam processar o Roberto e o resto se recusar a participar de tal humilhação. Não é a toa que Roberto Fernandes é um técnico medíocre, que nunca teve passagem por grandes clubes do Brasileirão e só teve como campanha respeitável manter o náutico na primeira divisão em 2008. No ano de 2009 Roberto já conseguiu a proeza de não classificar o Figueirense para as finais do Estadual de Santa Catarina. É o preço que se paga por ser um técnico da época das cavernas!