quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dinheiro ou felicidade?

Adriano pediu o boné e está de férias por tempo indeterminado e por causa desta atitude foi rotulado de maluco, alcoólatra, drogado, doente e por aí vai. O que eu me pergunto é qual é o problema do Adriano desistir da fama e do dinheiro? Afinal, realmente o dinheiro não traz felicidade, apesar da sociedade não acreditar nisto. Por ter escolhido a favela ao invés da Itália, os amigos sinceros ao invés dos interesseiros e o chinelo ao sapato o atacante vem sendo tachado de louco, mas louca mesmo é a sociedade que impõe como padrão de felicidade o dinheiro e a fama. Tudo aconteceu muito rápido para Adriano, que saiu da Vila Cruzeiro para os campos de Milão, e não é fácil para um rapaz que veio da pobreza digerir tudo isso na sua vida. Esta é a prova sincera e inocente de que a felicidade geralmente está na simplicidade.

O empresário do jogador, Gilmar Rinaldi, foi conversar com a Inter de Milão sobre a rescisão do contrato. A Inter planeja terminar o contrato de forma amigável, sem que Adriano receba nada e, tampouco, pague qualquer coisa ao clube. E não é que o empresário tentou negociar que o jogador recebesse parte do contrato de 5 milhões de Euros da próxima temporada. É isso mesmo que vocês leram, ele quer receber dinheiro por uma temporada que o Adriano NÃO vai jogar. Pelo amor de Deus, ou o Gilmar Rinaldi enlouqueceu ou está achando os italianos com cara de otário.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Regulamento? O que é isso?


Tem coisas que só a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) consegue fazer. O Conselho Arbitral votou contra o próprio regulamento do Campeonato Carioca e aprovou a realização de dois jogos extras entre Volta Redonda e Cabofriense para decidir o segundo rebaixado de 2009. O Mesquita foi o ultimo colocado e já está rebaixado. O bizarro é que a regra do campeonato determinava que haveria jogos extras para decidir o rebaixado se, somente, empatassem mais de duas equipes, o que não é o caso. As equipes terminaram com os mesmos 15 pontos e quatro vitórias, porém o Volta Redonda leva vantagem no saldo de gols, que é de -4, contra a da Cabofriense, que é de -8. O impressionante é que o próprio presidente do Clube da Região dos Lagos, Valdemir Mendes, admitiu que havia um acordo entre os pequenos para que ganhasse a votação. É por essa e por outras que a FERJ acaba com a credibilidade do futebol carioca. Se antes nós tínhamos o nefasto Eduardo Viana, o caixa d’água, comandando o nosso futebol de maneira bizonha, hoje nós temos uma verdadeira cria sua, o não menos contestado Rubens Lopes. Tem gente que chama isso de desorganização, mas eu acho que tem a ver mais com esperteza mesmo. Infelizmente.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

E deu mais uma vez Flamengo e Botafogo


Nas duas semifinais do Campeonato Carioca venceu quem jogou melhor. Com uma partidaça de Maicosuel o Botafogo deu uma tremenda chinelada no Vasco de 4 a 0. Os Cruzmaltinos têm uma equipe organizada, porém, com menos valores individuais, é um time limitado tecnicamente. E isso foi preponderante para a vitória Alvinegra, pois bastou o técnico Ney Franco adiantar Leandro Guerreiro na marcação ao meia vascaíno Carlos Alberto para anular toda a criação do time de Dorival Júnior. Mas isso não quer dizer que todo o trabalho no Vasco deve ser jogado fora, muito pelo contrario, o trabalho está sendo bem feito e tem tudo para levar o time de volta à primeira divisão.

Já na segunda semifinal, o Flamengo se fartou de perder gols e só venceu por 1 a 0 uma partida que poderia perfeitamente ter o mesmo placar de Botafogo e Vasco. Josiel (que perdeu uma chance incrível), Juan (que marcou o gol e jogou muito bem), Léo Moura, Emerson e Zé Roberto tiveram chances claras de marcar e desperdiçaram. No entanto, pra mim, o melhor em campo foi Kleberson que marcou muito bem Conca e Thiago Neves, além de ter acelerado a saída de bola nos contra-ataques com muita qualidade no passe. O Fluminense perdeu o jogo porque tem um time desequilibrado. Enquanto possui excelentes jogadores do meio pra frente como Thiago Neves, Conca e Fred, também tem jogadores limitados do meio pra trás como Jaílton, Mariano, Leandro (que mão vem bem no Flu) e Wellington Amorim. Esse desequilíbrio é um convite para que os técnicos e times adversários explorem esses setores como opção tática.

Nesta final, vamos a mais um Flamengo e Botafogo, clássico que tem decidido os últimos Estaduais com muita rivalidade. Porém, o Alvinegro, desta vez, tem a faca e o queijo nas mãos, já que se vencer a final da Taça Rio conquista o Campeonato Carioca por já ter vencido também a Taça Guanabara. Caso perca, ainda terá mais os dois jogos das finais para ser campeão. Justamente por isso o Botafogo é favorito.