segunda-feira, 4 de maio de 2009

Venceu o mais confiante

Botafogo e Flamengo proporcionaram ao público um duelo eletrizante e que, como em 2007, só foi resolvido nos pênaltis. O Rubro-negro fez um primeiro tempo melhor, onde teve mais posse de bola e dominou as ações do jogo. Os dois gols de Kleberson coroaram o jogador que, apesar de pentacampeão mundial com a Seleção, nunca reclamou da reserva e recuperou a posição de titular para se tornar peça importante nas decisões da Taça Rio e do Estadual. É bem verdade que os gols do Flamengo saíram de jogadas de bola parada, mas essa sempre foi uma boa característica dos times de Cuca. Hoje em dia, com a quantidade de faltas marcadas pelos juízes, a bola parada tornou-se uma arma letal que pode decidir campeonatos. Já na segunda etapa o jogo mudou, o Botafogo partiu pra cima em busca do resultado e perdeu um pênalti com Victor Simões a um minuto de jogo. Na verdade o atacante não perdeu o pênalti, foi o goleiro Bruno que esticou o braço direito e fez uma grande defesa. Porém, o Glorioso não desanimou, o técnico Ney Franco deixou Thiaguinho mais preso a marcação e soltou Leandro Guerreiro pela direita para abafar o Fla. O Time da Gávea não soube reter a bola no ataque e o resultado foi que aos 18 minutos o jogo já estava empatado com gols de Juninho e Túlio Souza. Para piorar a situação, o técnico Cuca tirou Erick Flores e Emerson para colocar Obina e Josiel, deixando o time com menos movimentação. Então, quando todos achavam que o Botafogo apertaria para virar o jogo, o time de Ney recuou e deu novamente campo para o Rubro-negro. No final, parecia que o Botafogo estava desesperado para o jogo acabar e o Flamengo, que tinha sofrido o empate e deveria estar abalado, mostrava mais vontade de vencer o campeonato no tempo normal. É esse tipo de postura e força psicológica que faz do Flamengo um clube vencedor, que coloca o clube sem perder uma decisão para um grande rival do Rio desde 95(no folclórico gol de barriga de Renato Gaúcho pelo Flu), que faz o time vencer nos últimos onze anos sete Campeonatos Cariocas e roubar a hegemonia do Tricolor mesmo tendo disputado uma menor quantidade de Estaduais. Nos pênaltis brilhou a estrela do Goleiro Bruno que, com competência, pegou as cobranças de Juninho e Leandro Guerreiro. O Flamengo entrou para vencer e o título foi para Gávea com justiça.

*************************************************************************************

De acordo com os treinamentos, os jogadores do Botafogo que tiveram os melhores aproveitamentos foram Juninho, Victor Simões e Leandro Guerreiro. Foram justamente os três que perderam pênaltis na decisão. É galera, treino é treino e jogo é jogo! Alias, já ta na hora do Juninho perceber que em decisões os pênaltis dos principais jogadores são estudados pelo adversário e que mudar o canto da batida é necessário. Não foi a toa que Bruno pegou os pênaltis de Juninho nas decisões de 2007 e agora em 2009, ambas cobradas no mesmo canto onde o zagueiro costuma bater 70% das bolas segundo a comissão técnica do Fla. Dizem aqui no Bairro Peixoto que o Juninho tem tido pesadelos e vem acordando aos gritos de... BRUNO NÃO!!!!

*************************************************************************************

Não me venham os tricolores desencavar campeonatos municipais de mil novecentos e vovô andando de moto para provar que o Flamengo não tomou a hegemonia do Rio. Campeonatos MUNICIPAIS são completamente diferentes de ESTADUAIS. Por favor!

*************************************************************************************

Não serve como desculpa o medo da torcida do Flamengo para a quantidade ridícula de torcedores botafoguenses nas duas finais. Os torcedores de Vasco e Fluminense comparecem e nunca se queixaram disso. Inclusive, mesmo em jogos do botafogo no Engenhão e contra times pequenos a torcida não marca presença.