quinta-feira, 12 de março de 2009

Legado tricolor


De todos os clubes do Rio o único que tem dinheiro para investir em grandes contratações é o Fluminense. Graças a Unimed, seu patrocinador, o Tricolor trouxe de volta o meia Thiago Neves e contratou o atacante Fred. O artilheiro inclusive foi o melhor reforço do futebol carioca e está recebendo a fortuna de 300 mil reais. Até aí tudo bem, mas quando a Unimed deixar o Fluminense, e podem ter certeza que um dia isso vai acontecer, o que a patrocinadora deixará de legado para o clube? Alguns títulos cariocas, uma Copa do Brasil e mais nada. É muito pouco. Mais que títulos, o Fluminense deveria usar o investimento da sua patrocinadora para adquirir uma estrutura de time profissional. Durante esse período realmente não daria para contratar “Freds” e “Thiagos” da vida, mas seria um investimento que daria ao Clube das Laranjeiras um centro de treinamento decente. Um CT com diversos campos, vestiários luxuosos, hotel para concentração com infra-estrutura de primeiro mundo e um departamento médico e de fisioterapia com aparelhos de ultima geração. Essa estrutura colocaria o Fluminense entre os principais clubes do País e, consequentemente, tornaria o clube muito cobiçado pelos grandes jogadores do futebol brasileiro. Ou vocês acham que os atletas preferem o São Paulo por causa das cores do clube? Claro que não, o São Paulo é o que é por causa de sua administração competente, que possui um olhar profissional para o futuro a médio e longo prazos do clube. Mas parece que a Unimed não está interessada no bem-estar do clube e sim em deixar a sua marca em evidência. O problema é que só dinheiro não garante sucesso no futebol, é preciso ter planejamento. Pra se ter uma idéia, até hoje não sabemos se quem manda no Fluminense é o Celso Barros, presidente da Unimed, ou Roberto Horcades, presidente do clube. Ou sabemos?

quarta-feira, 11 de março de 2009

Caos = Flamengo


E o caos segue imperando na Gávea. Agora o novo problema foi a discussão do goleiro Bruno com o auxiliar técnico Andrade e tudo isso só por causa de um treino recreativo. Bruno reclamou de Andrade, que apitava o rachão, e disse:

- Você como jogador ganhou tudo. Como treinador, nunca ganhou nada.

Opa, pode parar! Para começar o Andrade não é treinador e nunca foi. Ele é funcionário do clube exercendo a função de auxiliar técnico. E Andrade como jogador “só” foi campeão de cinco campeonatos brasileiros, quatro pelo Flamengo (1980, 82, 83 e 87) e um pelo Vasco (1989), conquistou os títulos da Taça Libertadores da América e o Mundial interclubes, ambos em 1981. Foi campeão carioca em 1979, 1979 (especial), 1981 e 1986. Enfim, Andrade foi titular absoluto do maior time da história do clube rubro-negro com Zico, Junior, Leandro, Adílio e compania. Já o goleiro Bruno ganhou...
Ah, ganhou dois Estaduais em 2007 e 2008, além de uma Copa do Brasil em 2006. Pelo amor de Deus né gente, não dá nem pra comparar. O Bruno tinha que agradecer pela oportunidade de conviver com o Andrade. Mas sabe como é, com 2 meses de salários atrasados os jogadores começam a ficar impacientes e qualquer coisa serve como desculpa pra explodir. Pra sorte do Flamengo, o Andrade pensou no grupo e não levou adiante a confusão que certamente deixaria o ambiente ainda mais conturbado.

Vou deixar aqui também um alerta. O Flamengo está sem dinheiro e no meio do ano termina o empréstimo de Ibson, que dificilmente permanecerá sem a venda do lateral-esquerdo Juan. Resumindo, o Rubro-negro deverá perder um dos dois principais jogadores do elenco, a não ser que aconteça uma engenharia financeira milagrosa (como gosta de falar o vice Kleber Leite). Torcedores, se a coisa continuar assim, preparem seus corações para a luta contra a segunda divisão no Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo voltou! Será?


Ronaldo voltou! Calma minha gente. O Ronaldo realmente me surpreendeu jogando até um bom futebol e fazendo o gol no empate de 1 a 1 entre Palmeiras e Corinthians, mas ainda é muito cedo pra dizer que ele vai recuperar a forma. Convenhamos o Fenômeno recebeu uma bela ajuda, pois gol foi uma tremenda falha do goleiro. É só lembrar que no Milan era exatamente assim, Ronaldo revezava bons jogos e gols com atuações sonolentas. E, como eu já falei, só isso não basta pra exigente Fiel. O fenômeno ainda está muito pesado e com um condicionamento físico muito abaixo do normal, tanto é que na hora da entrevista quase não conseguiu falar de tão ofegante que estava. O Corinthians não pode achar que o fenômeno está pronto e perder o foco na sua recuperação.

Ah, essa conversa de que está todo mundo torcendo pro Ronaldo é a mais nova furada que a imprensa paulista está pregando. A mídia de lá está ignorando toda a torcida do Flamengo que torce contra fervorosamente. Mas isso não vem só de Rubro-negros não. Ontem encontrei após o jogo com o meu amigo Geraldo, dono de um bar em copa. O Botafoguense não teve a menor vergonha e mandou de primeira:

- Ô Patrãozinho, tu viu o gol do Ronaldo?

- Vi sim.

- Com aquela pança não tinha como aquele alambrado agüentar a comemoração dele não!


Que maldade!! Que maldade!!