sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Agora é a hora


O Flamengo venceu o Mesquita por 4 a 1 e finalmente presenteou sua torcida com uma bela exibição, principalmente no segundo tempo. Mas a grande surpresa do jogo foi Jonatas que reapareceu, atuou bem e até marcou gol. Cuca já falou que pretende usar o jogador atuando mais avançado, como um verdadeiro meia e isso faz sentido. Jonatas tem técnica apurada, boa visão de jogo, bom passe, só precisa melhorar sua movimentação para participar mais da partida. No ano passado com Caio Júnior o jogador não conseguiu render o esperado e era visto pelos cantos da Gávea sempre muito calado. Estava visivelmente desanimado e triste pela falta de oportunidades, mas com Cuca começa a recuperar o seu espaço no Flamengo. Jonatas só não pode começar a se achar o Pelé, a achar que joga mais do que realmente joga.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ranzinza, mas com educação por favor


O técnico do São Paulo Muricy Ramalho sempre foi reconhecido pelo grande trabalho que fez nos clubes que passou e por seu característico mal humor. Muricy é tão ranzinza que suas entrevistas chegam a ser hilárias. De cabeça eu me lembro de duas situações muito engraçadas que aconteceram em coletivas após dois jogos do Brasileirão de 2008. O repórter perguntou ao técnico São-paulino:

- Muricy, o que você achou do gramado do Morumbi?

Foi então que o treinador respondeu de bate-pronto.

- Não sei, não sou jardineiro.

Na outra, a resposta também pegou de surpresa o repórter:

- Muricy, O São Paulo vem ganhando, mas não vem jogando bem. Quando o time vai dar espetáculo??

- Se você quer ver espetáculo vai pro Municipal.

Realmente alguns ranzinzas são muito engraçados, porém na ultima coletiva, após a derrota para o Santo André, o técnico perdeu a mão e foi muito mal educado com o repórter da ESPN. Só porque o jornalista estava sorrindo Muricy se achou no direito de ser grosso e chamar a atenção do Rapaz que estava lá trabalhando. De acordo com o treinador, o repórter estava sendo irônico, situação que não acredito ter acontecido. Muricy tem que tomar muito cuidado porque o que separa ser ranzinza de ser mal educado e grosso é uma linha muito tênue.

Muita calma nessa hora


O Vasco vai jogar desfalcado de seu principal jogador na partida de logo mais contra o Resende, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Carlos Alberto recebeu seu terceiro cartão amarelo em três jogos. Falando assim o torcedor menos informado apostaria que o jogador atua na zaga ou pelo menos de volante. Que o atleta tem como sua principal característica a marcação forte. Não meu amigo. Por incrível que pareça estamos falando de um atacante habilidoso com os pés, mas ruim com a cabeça. Não tem um jogo sequer que Carlos Alberto não leve cartão por reclamação. O jogador sempre fala com o juiz de forma destemperada, pressionando ao máximo, parecendo pedir pra levar cartão. A sensação é que o atacante é capaz de discutir asperamente até com uma criança de cinco anos. O Carlos Alberto está precisando é de uma dose cavalar de Maracujina na veia antes dos jogos, ou periga o Vasco ficar sem seu articulador a cada três partidas do campeonato.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A escolha do coração


Venho acompanhando o Campeonato Italiano desde o começo, motivado obviamente pela grande qualidade dos jogadores brasileiros que atuam lá. Mas desde que o atacante da Juventus Amauri começou a chamar a atenção dos Italianos, comecei a reparar em seu futebol. Eu acho o brasileiro um bom atacante, que faz muitos gols e que sabe jogar dentro da área. Enfim, o Amauri tem nível de Seleção Brasileira e como o atacante titular da Azurra é Luca Toni, que já tem 32 anos, os italianos estão loucos para naturalizá-lo. No entanto, se atuar pela Seleção Italiana não poderá mais jogar por nenhuma outra seleção. O jogador já demonstrou preferência pela Seleção Canarinho, mas é lógico que se não for lembrado pode perfeitamente decidir pela Itália. O que seria até mais fácil pra ele devido a concorrência no ataque brasileiro. Mas Amauri tem que confiar no seu futebol e acima de tudo ouvir o seu coração. Por qual país você mais quer jogar? Quando você deita na cama com a camisa de qual seleção você sonha? Essas são as perguntas capitais que Amauri deve se fazer para decidir o futuro. Até porque, uma decisão que seja contra o seu coração vai fazê-lo levar para o túmulo a eterna dúvida de como seria sua vida se tivesse aceitado a outra opção. E justamente no amistoso contra a própria Seleção Italiana Amauri é chamado para o lugar do contundido Luis Fabiano. Porém, como foi chamado fora do prazo de convocação, a Juventus não aceitou liberá-lo mesmo com a insistência do próprio jogador. Por favor, até uma criança percebe que o clube Italiano não o liberou para não eliminar uma futura convocação para a Azurra. Até lá, os italianos pretendem convencer Amauri a jogar pela sua seleção com a ajuda de sua amarga mãe, que inclusive acusou Dunga de só o chamar para acabar com a possibilidade de defender a seleção italiana. Peraí minha gente. Até parece que jogar pelo Brasil é um castigo. O incrível é que todos dizem querer o melhor para o jogador, mas ninguém perguntou o que ELE quer.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Tudo nos eixos novamente



A terceira rodada do Estadual parece ter colocado tudo nos eixos, afinal todos os grandes venceram. É bem verdade que o Flamengo venceu pelo placar mínimo e com um gol no finalzinho, aos 41 minutos da segunda etapa, contra o Volta Redonda. O Rubro-negro realmente não vem jogando bem pela falta de condicionamento e ritmo de jogo, mas o técnico Cuca precisa se lembrar que este time tem características diferentes do Botafogo que treinou no ano passado. Não existe fórmula de sucesso no futebol e sim um esquema tático que privilegie as características do elenco. O ataque não vem funcionando e aí vocês já sabem né. Quando o Obina não marca ele está gordo, quando volta a fazer gols ele emagrece.

Já o Fluminense finalmente venceu a primeira no campeonato, meteu 3 a 0 no Resende, e se mantém vivo na disputa da Taça Guanabara. Apesar da lambança da arbitragem na bizarra expulsão do volante Fabinho, definitivamente isso já está fazendo parte da cultura carioca, o Tricolor fez um ótimo segundo tempo. Porém, o ataque titular também não vem marcando. Leandro Amaral não vem jogando o futebol que mostrou no Vasco e o Roger não consegue fazer gol. Mas a torcida não precisa arrancar os cabelos ainda, pois o excelente meia Thiago Neves está voltando e, esse sim, pode aumentar, e muito, o poder de fogo do Clube das Laranjeiras. Até porque no meio o Conca não acerta um chute no gol.

Como eu havia dito antes, com a estréia de Reinaldo o Botafogo melhorou. O atacante deu mais velocidade ao time com suas ótimas arrancadas e o Glorioso venceu bem o Mesquita por 2 a 0. No entanto, eu também avisei que o forte do estreante não era os chutes a gol, como vocês bem puderam ver no pênalti perdido. A bola bateu com tanta força que o travessão deve estar tremendo até agora.

E no confronto entre dois times que disputarão a segunda divisão do Campeonato Brasileiro deu Vasco fácil em cima do Duque de Caxias. Nesta vitória de 3 a 1 já deu para perceber uma evolução no padrão de jogo vascaíno e o técnico Dorival Júnior vem fazendo um bom trabalho, mas eu ainda tenho dúvidas se esse time tem condições de devolver o Clube da Colina a primeira divisão. O que eu tenho certeza é que o Duque de Caxias com esse time vai disputar a segundona pra não cair.