segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os cariocas no Brasileirão

A situação do Fluminense é muito preocupante. Perder em casa por 3 a 1 e para um adversário direto na luta contra o rebaixamento é de fazer qualquer tricolor arrancar os cabelos. Ainda mais da forma que aconteceu, jogando um futebol apático, sem atitude e com falhas bisonhas na defesa. É necessário urgentemente acertar o posicionamento da defesa e colocar na cabeça dos jogadores que além de ajuda mútua é preciso jogar no limite para tirar o Fluminense desta situação vexatória. Agora, neste segundo turno, o Flu vai ter que fazer o que não fez durante todo o primeiro, uma campanha de time que luta pela libertadores, com aproveitamento de 54%. Isso porque os matemáticos calculam em 47 pontos para que um clube se livre com total segurança da degola. Resumindo, terá que fazer a mesma campanha que fez o Atlético Mineiro na primeira fase do Brasileirão. Difícil, mas não impossível.

*****

Um time que perde tantos gols quanto perdeu o Flamengo contra o Grêmio não merece vencer um jogo. Emerson e Adriano se fartaram de perder chances, mas também é preciso destacar a grande atuação do goleiro Victor. O melhor em campo. O técnico Andrade até tem razão em falar que o resultado foi mentiroso, mas time que quer ser campeão ou pelo menos conseguir uma vaga na Libertadores não pode empatar com Náutico em casa e perder de goleada para o Tricolor Gaúcho da forma que foi. Tudo bem, alguns jogadores estão contundidos e outros suspensos, mas isso é normal em um campeonato longo. É por isso que um bom elenco é tão importante. Se for confirmada, a contratação do zagueiro Lima, do Real Betis, da Espanha, será um bom reforço para a defesa que vem tomando muitos gols, mas é preciso também reforçar o meio.

*****

O Botafogo fez um bom jogo no empate contra o líder Palmeiras e deu esperanças para a torcida no segundo turno. Mas ainda acho cedo para avaliarmos o trabalho do treinador Estevam Soares, até porque o time ainda carece de um elenco melhor. O time principal até é bom, mas os reservas são de chorar.

*****

O Vasco parece ter encontrado o rumo na segunda divisão e segue firme para a volta ao lugar que merece a sua tradição, a elite do futebol brasileiro. Talvez não faça uma campanha como a do Corinthians e vença o campeonato com tanta facilidade, mas quem se importa com isso? O Crucial é se classificar entre os quatro primeiros, o resto é lucro.

Um comentário:

  1. Meu velho, você ainda acredita no Fluminense?
    Fala sério, é certo que o tricolor vai trocar de lugar com o Vasco no ano que vem...

    ResponderExcluir