quarta-feira, 29 de julho de 2009

Destino Rubro-negro

Destino, tai uma palavra muito usada por todos e que explica muitas coisas da vida de qualquer um. Bom, no dicionário eu destaquei uma definição que descreve muito bem o que foi a vitória do Flamengo sobre o Santos, na Vila Belmiro, em São Paulo. Lá estava escrito assim, destino: fim para que se reserva ou destina alguma coisa. No dia em que o Flamengo era dirigido por Andrade, que foi campeão brasileiro cinco vezes como jogador, sendo quatro pelo time da Gávea, mal sabia a torcida o que o destino reservaria para aquela partida. Naquela noite, Andrade enfrentaria o técnico Vanderlei Luxemburgo, logo ele que em 1976 fez o gol que deu a única vitória Rubro-negra contra o rival, na Vila mais famosa do mundo. O jogo era somente mais um nesta décima quarta rodada deste infindável campeonato, mas acabou ganhando contornos importantes por ser o milésimo jogo do Flamengo em Brasileirões. Nenhum outro clube alcançou ainda esta marca e isso não é pouca coisa. Admito que o jogo foi de baixo nível técnico, com muitos passes errados, mas isso não importava. Naquela noite, o orgulho Rubro-negro batia no peito e exigia a vitória, nada mais. Na cabeça de cada torcedor passava um desejo profundo, chega! Hoje, essa maldição acaba aqui e agora! E acabou. Bem ao estilo da Gávea. Suado e de virada. Adriano fez o primeiro e Bruno Paulo cruzou a bola que resultaria no gol contra que selou a vitória. Dois jogadores formados nas divisões de base do Flamengo, que sabem o que é o clube e o que significava este jogo. Ao final, enquanto Luxemburgo soltava palavrões com seus jogadores, Andrade caminhava com toda elegância que também exibia nos tempos de gramado. E na entrevista, chorando lágrimas sinceras, emocionou a todos dedicando a vitória ao amigo, e ex-goleiro do clube, Zé Carlos. O Zé Grandão, infelizmente, havia morrido vítima de câncer no estômago. Mal sabia Andrade que naquele dia morreria, felizmente, também um tabu de 33 anos. Coincidências vêm e vão, mas quis o destino que a história da partida fosse contada desta forma.

*****

Com os treinadores que estão disponíveis no mercado, não me surpreenderia se Andrade assumisse de vez como treinador. Acho até que é uma boa opção, pois Andrade está no clube há muito tempo e conhece os jogadores. Facilitaria se Fabio Luciano, que tem muita influência sobre os atletas, assumisse um cargo no departamento de futebol também. Que o elenco gosta do treinador interino, isso todo mundo sabe, só não pode confundir amizade com bagunça. Na Gávea, certas horas Andrade precisará ter pulso firme.

Um comentário:

  1. O problema maior caso o Andrade assuma será ter o respaldo da diretoria do Flamengo. Se ela já está acostumada a mandos e desmandos quando o treinador vem de fora, imagina o que farão com o Andrade.
    Por este motivo é que acho que Andrade precisa ficar como apenas como interino, não por sua capacidade. E é também por isto que outros grandes jogadores rubro-negros preferem mostrar seus dotes como treinador, dirigente e até comentarista em outros locais.

    ResponderExcluir